Apresentação

 

A AMI – Tecnologias para Transportes, SA. existe desde 1989 e está actualmente localizada em Braga, dedicando-se ao desenvolvimento, comercialização, instalação e assistência técnica de sistemas automáticos de gestão e controlo.

Desde muito cedo, a AMI-TT direcionou a sua atividade para o desenvolvimento de softwares de gestão de informação vocacionado, essencialmente, para as redes de transporte terrestres. Nesse âmbito, a AMI-TT tem vindo a enriquecer o seu historial, identificando as necessidades de automatização subjacentes a este negócio e os benefícios em termos de eficiência e eficácia que os sistemas de informática acarretam para este sector de actividade.

Para reforçar a sua competitividade e posicionamento no mercado, a AMI-TT tem produzido nos últimos anos diversas soluções, ao nível de hardware e software, especializando-se no desenvolvimento de software de gestão para o sector de transportes rodoviários de passageiros.

Para além de ter vindo a enriquecer o seu portfólio de produtos próprios com novas aplicações de software desenvolvidas inhouse, apostou também em dispositivos de hardware recentemente concebidos em parceria com entidades externas pertencentes ao Sistema Científico e Tecnológico Nacional. Fruto desta última aposta, a AMI-TT tem ganho vários concursos públicos, para o fornecimento de centenas de máquinas de bordo (DATACAR).

Por outro lado, a AMI-TT tem a pretensão de diversificar o seu mercado, entrando nos sectores de transportes de mercadorias e de matérias perigosas.

Além disso, a empresa tem a título permanente, e em regime de exclusividade, uma equipa de Assistência Técnica e suporte ao cliente. Esta equipa responde a todo o tipo de pedidos de apoio, quer em hardware como em software, realizando, ainda, ações de manutenção preventiva.

Existe, também, um núcleo de I&D (Investigação & Desenvolvimento) com o objectivo de reforçar a aposta na conceção de novas soluções e aperfeiçoar as já existentes no portfólio da empresa, tendo sempre em mente a melhoria contínua e a atenção permanente às necessidades dos clientes.

A constituição formal do departamento de Desenvolvimento de Produto, permite à AMI TT dar continuidade à sua estratégia de expansão de produtos próprios, quer através de parcerias, quer através de recursos internos. No primeiro cenário, que se aplica mais ao desenvolvimento de hardware, a disponibilidade de competências internas tem permitido assimilar de forma mais fácil e rápida o know-how produzido. No segundo cenário, mais diretamente ligado ao desenvolvimento de software, a disponibilidade de recursos humanos afetos integralmente e em exclusivo à atividade, permite um processo mais profissional, controlado, e menos suscetível a grandes desvios face ao planeado.

A AMI-TT desenvolveu ao longo destes 25 anos uma relação de trabalho e, acima de tudo, de confiança com os seus clientes. Isto deve-se fundamentalmente à assimilação das necessidades e à sua grande dedicação ao mundo dos transportes que por vezes é tão complexo e difícil de entender. Além disso, as suas soluções têm um baixo custo de manutenção e de evolução.

Actualmente, a AMI-TT encontra-se altamente empenhada no fornecimento de soluções "chave-na-mão", baseadas na área da bilhética e da informação a nível de transportes interurbanos, suburbanos e urbanos.